quarta-feira, 16 de setembro de 2009


A REDAÇÃO NO ENEM


A redação do ENEM se assemelha à redação da maioria dos vestibulares brasileiros que optam por um texto dissertativo-argumentativo, porém com alguns traços característicos como a escolha do tema sempre voltado para as questões de ordem social, política e cultural e aplicação de cinco competências linguísticas também exploradas na prova objetiva.

Outro aspecto que também deve ser ressaltado é o fato de o tema abordado na redação não vir solto. Geralmente são apresentados de 2 a 4 textos em linguagem verbal ou não-verbal abordando o tema proposto sob vários enfoques. Esses textos servirão de suporte para que , juntamente com seu conhecimento de mundo, você desenvolva sua redação, que deve ser estruturada em prosa e ser do tipo dissertativo-argumentativo.

Em termos práticos, será apresentado o tema e você deverá se manifestar sobre ele de forma clara e coerente. Sendo assim, é necessário, em primeiro plano, que você entenda claramente o tema sobre o qual vai escrever.

A partir das reflexões acerca do tema proposto, você vai escolher um ponto de vista para redigir seu texto, isso significa que na introdução você deverá deixar claro a idéia a qual você defende.

Em seguida, você deve desenvolver argumentos que sustentem seu ponto de vista, ou seja, você vai defender a ideia proposta na introdução.

Ao desenvolver o tema apresentado, você deve demonstrar uma visão crítica sobre os problemas citados e apresentar possíveis soluções para os mesmos.

O ENEM espera que, em sua produção escrita, você demonstre sua capacidade de opinião, reflexão, argumentação e apresente possíveis intervenções para o problema em questão respeitando sempre os direitos humanos.

Portanto, se você que se sair bem na redação do ENEM, é fundamental que você seja claro em seu ponto de vista, desenvolva uma argumentação bem fundamentada e apresente propostas de intervenção coerentes com a realidade apresentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário