quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Redação no vestibular


REDAÇÃO NO VESTIBULAR


A redação é o grande bicho papão do vestibular. Muitos dizem que na hora de fazê-la tremem, suam frio, as mãos ficam geladas, o coração dispara, as ideias somem e, para piorar a situação, o tempo parece ínfimo, o que aumenta ainda mais o suplício do vestibulando.

Realmente escrever não é uma tarefa tão fácil, porém não é impossível. Prova disso é que a humanidade escreveu e continua escrevendo sua história. Você não é o primeiro a fazer uma redação de vestibular, muito menos o último.
Mas, para que você tenha segurança ao fazê-la, é preciso se preparar e muito.

A seguir deixo algumas dicas para que você se prepare e se saia bem não só na prova do ENEM como também nos demais vestibulares.

O que fazer até o dia da prova?

Estude os discursos textuais( narração, descrição, dissertação, etc.) mais exigidos nas propostas de redação. Geralmente os vestibulares têm variado esses discursos , mas a DISSERTAÇÃO é, sem sombra de dúvida, o mais solicitado e é o escolhido pelo ENEM.

Mas o que é mesmo uma dissertação? É um texto que expressa a opinião do autor de modo direto, sem a intermediação de personagens, narradores e enredo. Num texto dissertativo, o autor expõe suas ideias a respeito de um determinado assunto, organizando seus argumentos até chegar a uma conclusão.

Como me preparar para fazer uma boa dissertação?

O primeiro passo é você se informar. E isso você consegue através da leitura de livros, jornais, revistas, internet. Procure veículos de informação com credibilidade. Os mais usados nos vestibulares são (Folha de São Paulo, Revistas Superinteressante, VEJA, IstoÉ, Época, etc). Os editoriais são ótimos exemplos de textos dissertativos escritos com excelência.

O segundo e também muito importante é o treino. É necessário que você treine. A única maneira de você aprender escrever é escrevendo. Portanto escreva. Não tenha medo; deixe suas ideias fluírem e faça pelo menos uma dissertação por semana.Risque, rabisque, escreva, reescreva.Faça, refaça. A refacção faz com que você perceba seus deslizes e os elimine.

O que fazer no dia da prova, na hora “H” da redação?

1-leia a proposta cuidadosamente, atentando para o discurso textual solicitado.

2-Destaque os elementos que compõem o tema proposto. Atenção redobrada a esse tópico. A fuga do tema pode anular sua redação.

3-Anote ideias importantes referentes ao tema ( conceitos, filmes que viu, textos que você leu, etc). tudo isso vai ajudá-lo a sustentar sua opinião.

4-Organize suas ideias de forma progressiva, ou seja, os argumentos mais simples para os mais complexos.

5-Procure ser o mais claro e simples possível. A clareza é um dos elementos essenciais numa dissertação.

6-Verifique se sua conclusão está coerente com a defesa de sua tese.

7- Não se esqueça de dar um título ao seu texto, de preferência que seja curto.

8-E por último, dê uma revisada antes de passá-lo a limpo ( ortografia, concordância, regência, pontuação, etc.)

Beijos e até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário